Para onde foi a paz?
“Para onde foi a paz?” Essa é a pergunta que a maioria das pessoas vem se fazendo há muito tempo. Mas a resposta a essa pergunta não é uma análise filosófica profunda. A resposta é que a paz estava lá, mas nós não a vimos, então não percebemos. Foi só porque estávamos com os olhos fechados para todo o resto que perdemos. Quando abrimos os olhos, vemos um céu azul claro, mas não havia paz no céu azul.
Então, qual é a solução? A solução é começar a perceber a paz. Você pode ter experimentado a paz antes. Mas se você realmente não prestar atenção a ela, ela simplesmente passará despercebida. Então, o primeiro passo é começar a perceber e prestar atenção.
Mas observe e preste atenção em tudo. Não é uma questão de quê. Se apenas pensarmos em como, estaremos perdidos. É impossível ter consciência de tudo a cada momento. É impossível ter consciência de sua mente, dos pensamentos que estão acontecendo. Então, o que fazemos é focar nossa consciência em tudo o que estamos cientes agora. Se focarmos nossa atenção em nossa respiração, ficaremos menos presos em nossa mente, poderemos notar a paz que sentimos e poderemos mantê-la em mente.